O endocrinologista é o profissional habilitado para diagnosticar e tratar doenças relacionadas a distúrbios hormonais e\ou metabólicos

Endocrinologia e Metabologia

 

A Endocrinologia e Metabologia é uma especialidade médica que estuda o comportamento das glândulas e suas respectivas secreções.

 

O médico endocrinologista atua sobre a prevenção e tratamento de pacientes com diversas enfermidades. Entre estas, destacam-se: obesidade, diabetes, baixa estatura, distúrbios da puberdade, alterações do ciclo menstrual, hirsutismo (excesso de pelos), osteoporose e desordens das glândulas tireoide, paratireoide, hipófise e adrenais.

 

Metabologia significa transformação, logo, representa o conjunto de mecanismos necessarios à produção de energia para a manutenção da vida. A Metabologia caminha lado a lado com a Endocrinologia e compreende doenças relacionadas ao metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, cálcio, dentre outros.

 

 

 Para receber o título de especialista em Endocrinologia, o médico precisa concluir Residência em Clinica Médica, e, posteriormente, Residência Médica especifica em Endocrinologia e Metabologia.

Situações específicas

A obesidade é caracterizada pelo excesso de gordura corporal.

Diabetes é uma doença crônica onde a produção de insulina é reduzida ou ausente.

As doenças na tireoide ocorrem quando os hormônios são produzidos em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

A dislipidemia resulta do aumento de lipídios (gordura) no sangue.

Há situações de baixa estatura em crianças que, sendo tratadas em tempo hábil, é possível restaurar o seu potencial de altura final.

Esta seção é continuamente atualizada e complementada.

Sugira assuntos que você deseja ver aqui.

1/1

Please reload

Dra. Aline Maria Garcia Costa e Melo
Endocrinologia e Metabologia - CREMEC 6749/ RQE 2517
www.alinemelo.med.br | Todos os direitos reservados © 2019